Usuário

Senha

CRq - CONTROLE DE QUALIDADE DE RECRUTAMENTO

A plataforma CRQ estará liberada para empresas que ainda não são filiadas a ABEP , somente até o dia 15 de Dezembro de 2019, após esta data o CRQ só será disponibilizado para empresas filiadas a ABEP.

Para facilitar esta transição, todos os usuários do CRQ que decidirem associar-se à ABEP serão dispensados do pagamento da taxa de análise de R$ 1.900,00 referente a capacitação para se tornar um associado (regra de isenção de taxa também é válida até o dia 15/12/2019).

Criado em 1994 pela ABEP, o CRQ é hoje uma ferramenta indispensável para garantir a qualidade do recrutamento. Baseado em um cadastro nacional, com mais de 1 milhão e 300 mil registros de respondentes de pesquisa qualitativa, seu principal objetivo é evitar o participante freqüente. Os dados são atualizados em tempo real e via internet, permitindo o uso de qualquer lugar a qualquer tempo, basta um computador ligado à internet. O CRQ faz parte dos Padrões de Qualidade ABEP, e deve ser utilizado em todos os processos de recrutamento. Para saber mais sobre o CRQ veja os Documentos Úteis ao lado, e acesso site da ABEP.

FUNDAMENTAL PARA A QUALIDADE DA PESQUISA

Pesquisa de Mercado é uma atividade essencialmente ética e exige rigor em todos os processos e procedimentos.
Qualquer profissional de pesquisa deve estar ciente e comprometido com este comportamento.
O processo de buscar e encontrar respondentes, dentro de filtros acordados e estabelecidos, conhecido como Recrutamento, possui importância fundamental na qualidade de uma pesquisa. Somente um Recrutamento ético e fidedigno garante que estejam sendo ouvidas as pessoas corretas, que representam o público alvo determinado, uma garantia de colher as melhores opiniões.
Ou seja, o Recrutamento tem o poder de interferir no resultado de uma pesquisa.
A empresa de Recrutamento é responsável não apenas pela qualidade dos participantes e das suas fichas, mas também pela qualidade de sua equipe de Recrutadores, seja ela com vínculo formal ou temporário.

cUIDADO NA cAPTAÇÃO

Jamais convidar voluntários de procedência não esclarecida ou duvidosa.

DE OLHO NOS RECRUTADORES

A qualquer sinal de desvio de conduta ética, o recrutador deve ser afastado ou até eliminado da equipe.

perfil dos candidatos

1 - É fundamental a digitação correta de todos os dados do candidato.
2 - Não permitir participantes freqüentes.
3 - Apenas alterar o perfil do grupo quando decidido em conjunto ou determinado pelo cliente.
4 - Nunca incluir, num mesmo projeto, candidatos ou respondentes que se conhecem, ou tenham qualquer vínculo de amizade ou parentesco.
5 - Preencher corretamente todos os dados da ficha do convidado, mesmo que aparentemente não tenham relevância para a pesquisa.
6 - Nunca induzir o candidato em suas respostas ou hábitos.
7 - Não permitir que pessoas ligadas ao mercado de pesquisa, como funcionários e recrutadores, participem das pesquisas, exceto quando o perfil definido exigir esta condição

CUIDADOS AO CONVIDAR OS PARTICIPANTES

Avisar aos participantes sobre a duração prevista para o encontro, inclusive o atraso inicial e orientá-los previamente do rigor da apresentação de identidade original (RG, RNE, CNH), com foto, antes de sua participação efetiva na pesquisa.
Jamais aceitar cópias de documentos, mesmo que autenticadas. Convidados sem documentos originais ficam excluidos da pesquisa

CRQ SEMPRE

1 - Utilizar o CRQ para controlar a qualidade, no recrutamento de todos os projetos de pesquisa.
2 - Nas eventuais exceções, como recrutamentos baseados em listagem, os participantes efetivos devem obrigatoriamente ser incluídos no CRQ.
3 - Fornecer ao CRQ informações idênticas às do documento de identidade, e conferi-las antes da realização da pesquisa, com o documento em mãos. É fundamental realizar a correção de erros de digitação em qualquer dado do candidato.
4 - Confirmar no sistema CRQ a participação efetiva ou não de cada convidado logo após a realização da pesquisa.

CRQ É O SEU COMPROMISSO COM A ÉTICA E COM A QUALIDADE DA PESQUISA

Conscientizar eticamente e treinar a equipe interna desde o recrutamento de base é ponto fundamental. Além de manter postura correta e ética em todas as etapas de contato com o participante:

1 - Ao convidar, ao recepcionar, durante a pesquisa e depois de sua participação efetiva.
2 - Manter total sigilo quanto ao produto e marca a serem pesquisados, exceto casos previamente acordados com o cliente.
3 - Respeitar e seguir o Código de Ética adotado pela ABEP para empresas de Pesquisa.
4 - Ao notar qualquer irregularidade referente à pesquisa ou ao recrutamento, comunicar à ABEP.